quinta-feira, 15 de novembro de 2012


PLANO DE CURSO PARA EDUCAÇÃO INFANTIL

Se o planejamento não leva à clareza em relação ao agir, é preferível evitar falar em planejamento: para não se enganar. (Danilo Gandin)

            Planejar é uma atitude, antes de qualquer coisa, de responsabilidade. Professores que planejam suas aulas estão em um nível de organização e preparação além daqueles que não o fazem.
O fazer pedagógico, nesse caso, começa quando o educador estabelece seus primeiros contatos com os alunos. A partir daí, observações que normalmente acontecem diária e naturalmente tornam-se uma sistematização dos conhecimentos/conteúdos os quais se crê serem importantes de desenvolver durante as aulas. Contudo, planejar também pressupõe flexibilidade, ou seja, o professor deve estar preparado para reestruturar seu planejamento cada vez que as respostas obtidas no dia-a-dia sinalizem mudanças necessárias.

Livro Educação Física na Educação Infantil


Galera,

segue a capa do nosso mais novo livro, tb publicado pela WAK editora...

Um aspecto diferenciador deste livro é a presença, ao longo do texto, de atividades que configuram a construção do conhecimento por meio do diálogo e de um ambiente afetivo (no sentido de desafiar novas descobertas), rompendo com a tradição de separar o espaço de aprendizado do espaço de fixação que, aliás, raramente é um espaço de discussão, pois, estando separado do discurso, desarticula o pensamento.

Apresentaremos 75 atividades práticas para a educação infantil que consideramos de suma importância para um desenvolvimento harmonioso, fazendo com que a criança, ao mesmo tempo em que ela percebe o outro nas situações práticas, aprende que não está sozinha no mundo, pois ali é o espaço da partilha, da cooperação e também da competição, atitudes que surgem e são negociadas naturalmente durante a atividade lúdica. Divirtam-se!