sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Lançamento: 100 Jogos Psicomotores - uma prática relacional na escola.

NAS MELHORES LIVRARIAS
LANÇAMENTO DA WAK EDITORA
 
100 JOGOS PSICOMOTORES 
UMA PRÁTICA RELACIONAL NA ESCOLA

 
A presente obra apresenta a importância do resgate da relação na escola, seja ela entre aluno e aluno, aluno e professor e professor e aluno. Foi feita uma introdução da importância da ludicidade, tão importante para a saúde mental do ser humano, que merece atenção dos pais e dos educadores. O livro traz um repertório de 100 atividades a serem desenvolvidas no contexto educacional, proporcionando vivências psicomotoras que extrapolam as potencialidades funcionais do corpo humano e que chamam a atenção para uma constante troca afetiva por meio da relação entre as pessoas praticantes. São jogos que podem ser aplicados em quadras, pátios e/ou piscinas (como é o caso das últimas 15 atividades) de maneira que os educadores, de uma forma geral, possuam alguns subsídios para a ampliação dos conhecimentos que seus alunos, e ele próprio, têm de seu corpo, de seus limites socioafetivos e das condições necessárias para desenvolverem as relações.
 

“José Ricardo e Marcus Vinícius acreditam na convivência entre a arte de jogar e a alegria de aprender, bem como na construção de significações. Eles nos presenteiam essa criação, mostrando a importância do jogar e o crescer. Faz-nos entender que, ao construir por meio do jogo e da brincadeira, nos faz ter vontade de criar condições para expandir nossas qualidades e virtudes e assim executar da melhor maneira nossas tarefas. Isso é o encanto!”
Fátima Alves
Presidente da Associação Brasileira de Psicomotricidade, gestão 2008/2010.



Preço: 28,00 reais.

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Jogos Cantados - Direito das Crianças.wmv



Vídeo baseado no Livro "Jogos Cantados", lançado em 2010, com autoria dos professores de Educação Física Rogério, Marcus e José. A música do vídeo está no cd que acompanha o livro. É um trabalho educativo e traz várias propostas para se trabalhar o desenvolvimento e as potencialidades das crianças de forma global.

segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Formatura Uniabeu - 06/11/2010

Galera,

eu e Zé Ricardo estivemos na formatura dos nossos alunos do curso de educação física da Uniabeu! Lindo momento, cheio de homenagens e emoção! Parabéns a todos e sucesso na profissão!!!







Marcelo e Eu (Marcus)

Educação Nos Tempos Atuais - I CICLO DE PALESTRAS - Fotos!!!

Olá galera,

sábado estive no Colégio da Imaculada Conceição - Praia de Botafogo, participando como palestrante do I Ciclo de Palestras - Educação nos Tempos Atuais.

A oficina que ministrei foi "Criatividade nas atividades escolares".

Muito bom, as pessoas se envolveram de forma brilhante e foi um sucesso! Algumas fotos deste dia!








sábado, 30 de outubro de 2010

Novos Livros José Ricardo e Marcus Vinícius!!!!

Olá galerinha do bem...

É com mto orgulho que estamos apresentando em primeira mão as capas dos nossos próximos livros. Espero que gostem!!!



Livro Jogos Recreativos - resgatando o prazer de jogar!
Editora Sprint.
 




Livro 100 Jogos Psicomotores - uma prática relacional na escola.
Editora WAK.
 
Dedicamos estes livros primeiramente a Deus e a todos os
educadores que acreditam na construção de uma educação de
qualidade, que impõem limites ao processo de alienação imposto
pelo sistema. Em particular, dedicamos também aos nossos
familiares, amigos e professores, os quais influenciaram e
influenciam na construção de um mundo melhor.
Pode-se viver no mundo uma vida magnífica, quando
se sabe trabalhar e amar. Trabalhar pelo o que se ama e amar
aquilo que se trabalha, porque o segredo da felicidade é fazer
do seu dever o seu prazer. Obrigado a todos que acreditam no
nosso trabalho e que sabem do amor que dedicamos a nossa
profissão, a cada aula...

sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Feliz dia dos Professores!!!

PORQUE SOU PROFESSOR
Silas Correa Leite

Sou PROFESSOR porque amo a vida, amo as pessoas, amo servir e trocar conceitos de sonhos e esperanças.
Sou PROFESSOR porque creio na fé, no conhecimento, e no saber que provoca mudanças essenciais para todos.
Sou PROFESSOR porque o amor também move moinhos além de remover montanhas, e é pra frente que se anda, é para cima e para dentro que se evolui espiritualmente.
Sou PROFESSOR porque pássaro que sabe que pode voar mais longe tem que partir primeiro...
Sou PROFESSOR porque acredito na distribuição do pão e da água, além da vontade de viver intensamente tecendo somas de vivências e iluminuras.
Sou PROFESSOR porque confio na beleza da produção de conhecimento e da pesquisa em parceria dinâmica salutar.
Sou PROFESSOR porque a alma da ciência é a perseverança e o dinamismo da dedicação uma missão como soma pelo viés plural-comunitário.
Sou PROFESSOR porque a palavra é luz, o livro é estandarte e a troca de bagagens (Ave Paulo Freire) um elo de exortação à vida infinita que é uma eterna busca.
Sou PROFESSOR porque a união vale o esforço, faz a força do grupo docente e discente irmanados; a união de propósitos em comum faz o acervo ético, e a amizade é uma escada para o alto, para a essência vital do divino amor cósmico.
Sou PROFESSOR porque sempre me encontro comigo mesmo, a cada aula, cada situação-problema, e quando estou em sala de aula eu me sinto dentro do meu próprio coração.
Sou PROFESSOR porque lecionar é uma lavra de humanismo de resultados, arados e a estrelas no mesmo canteiro sideral da espécie que é energia, calor e luz.
Sou PROFESSOR porque dar aulas é oferecer a mão estendida, o ombro amigo, o afeto que se encerra num abraço terno à procura de uma boa mensagem sementeira para o futuro.
Sou PROFESSOR porque a pedra bruta para se tornar diamante de valor precisa da estima, da lucidez e do fogo da forja que é primordial no caminho do estágio evolutivo seqüencial.
Sou PROFESSOR porque a docência é missão, é dádiva, é semeadura de tantas estradas que vão dar muito além desse planeta geóide.
Sou PROFESSOR porque de uma maravilhosa mestra me fiz poeta precoce, de uma educadora meiga me fiz Crusoé, de uma pedagoga diferenciada me fiz baladeiro a oxigenar seixos íntimos, sonhando - nos estudos, nos livros, nas aulas - um lugar ao sol e o pote de ouro atrás do arco-íris.
Sou PROFESSOR porque me respeito e gosto de fazer o que faço, amando para ser amado, me modificando (e moldando-me sempre para melhor) a cada dia, descobrindo sempre novos horizontes pelo olhar do aluno-filho, cada um deles com perspectiva especial de uma alma cidadã.
Sou PROFESSOR porque faço parte da orquestra dos sensíveis, e me dou, livro aberto, para a biblioteca universal dos dias que são páginas de rostos de seres puros buscando apreendências e letramentos...
Sou PROFESSOR porque ensinar é levar o aluno enquanto ser e enquanto humanus, para uma viagem ao reino encantado da palavra, do saber e até do conhecimento científico.
Sou PROFESSOR porque como diz o poeta, o aluno é como a madeira, se for devidamente "tocado" - INSPIRADO! - pode tornar-se flauta.
Sou PROFESSOR porque minha maior rebeldia é querer mudar o mundo pra melhor, plantando ideais nos corações e mentes de meus canteiros cíclicos que, certamente levarão minha mensagem de amor e fé para o futuro da espécie, uma vida melhor, mais justa.
 E, por fim, sou Professor porque assim sou feliz, pareço feliz, semeio sentidos de grandes buscas, com parcerias e vivências de inclusões, e sei que, com certeza, há muito mais luz no processo do ensino-aprendizagem do que no átomo. E sei também que o aluno é uma árvore que tem que ser bem cuidada, bem regada, bem preparada, solidificada com carinho, bem adubada até, para, serenamente crescer e dar flores e frutos. E assim sei da responsabilidade que, com meu trabalho, tenho com a sociedade, com a vida, com o mundo, por isso mesmo espero ser um dia um belo fruto na seara desses alunos que amo tanto.
                                                                                                  Poeta Prof. Silas Corrêa Leite

Parabéns pelo seu dia professor e continue fazendo a diferença na vida de seus alunos!!!
José Ricardo e Marcus Vinícius.

quarta-feira, 13 de outubro de 2010

CURSO ENAF 2010 - FOTOS E AGRADECIMENTO!!!

Galera do curso do ENAF 2010 - Recriando a Psicomotricidade...

É você, galerinha do ENAF, que interfere, positivamente, no destino de tanta gente, ajudando-as a terem mais disposição para o trabalho, transformando o dia de muitas pessoas em UM DIA ESPECIAL, com mais saúde e alegria. Muito obrigado por vocês existirem e por fazerem a diferença na vida de tantas pessoas! Somos capazes de mudar opiniões... Ensinar conceitos... Mudar pessoas!!!! Somos Educadores... Somos Professores... Somos Incentivadores... Somos Amigos... Somos Psicólogos... Somos Profissionais!Somos anatômicos, fisiologistas, éticos, psicomotricistas, de tudo um pouco.... Ser professor é apontar caminhos, mas deixar que o aluno caminhe com seus próprios pés...
Obrigado pelos 3 dias inesquecíveis de curso, pela participação da grande maioria, pelo carinho, atenção e respeito por nós!!! Vcs foram demais!!!! Obrigado por tudo!!!

Entrem no Blog e nos sigam, entrem também nas nossas comunidades do orkut (Livro Caldeirão de Recreação, Livro Jogos Cantados e Recriando a Psicomotricidade).

Seguem algumas fotos do curso e aos poucos estaremos postando mais! Valeu por tudo galera!! Esperamos nos encontrar no próximo ENAF 2011, quem sabe...

















































Postaremos mais.... Abraços em todos e comentem nesta postagem!!!!

quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Mais atividades recreativas para o dia das Crianças!!!

MONUMENTOS FAMOSOS


O professor pedirá que um dos alunos
de cada trio ou quarteto se transforme em um monumento
famoso pré-estabelecido pelo professor. Cada grupo irá
auxiliar na transformação do aluno designado a ser o monumento.
E depois disso ajudarão a transportar esse monumento
até um lugar pré-determinado pelo professor.





JOGO COOPERATIVO COM BEXIGAS

Cada dupla terá que transportar duas
bexigas, uma na testa e outra na barriga! Sem colocar as
mãos nas bexigas, deverão entregar para outra dupla da
mesma equipe localizada na outra
extremidade da quadra. A dupla,
ao receber os balões, terá de se
deslocar para o ponto de partida
da dupla que a entregou as bexigas.
A equipe que finalizar esta movimentação
primeiro vence.


Durante a semana vamos postar mais atividades... até mais!!!




terça-feira, 21 de setembro de 2010

Diplominhas para o Dia das Crianças!!!

Galera,

estamos postando três Diplominhas mto legais para serem usados na escola, principalmente chegando o dia das crianças. Os diplomas que são apresentados a seguir foram elaborados com o objetivo de integrar a proposta recreativa com a possibilidade de os praticantes se sentirem motivados a participar das aulas de recreação, mostrando-lhes que ao estarem ativos nas aulas de Educação Física podem se desenvolver sobre várias habilidades motoras e sociais.








Grande abraço Recreativo, Marcus Vinícius e José Ricardo.

segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Atividades recreativas - Dia das Crianças!

Olá Galera,

pra quem trabalha em escolas, sabe que o Dia das Crianças é uma data oportuna para um momento especialmente Lúdico entre as crianças. Para isso, estamos postando algumas atividades Recreativas para que possam ser usadas neste dia tão especial. São atividades que na sua grande maioria trabalham a socialização entre os participantes e que no fim do dia, tenham brincado, recreado, vivenciado momentos mágicos e de lazer. Curtam as atividades e fiquem a vontade para usarem e adaptarem a realidade de sua escola. As crianças vão adorar!!!

O universo infantil é repleto de movimentos, jogos e fantasias. O brincar assume importância primordial para a formação da criança, onde o lúdico, o prazer e a alegria possibilitam um viver escolar mais feliz. É dessa maneira que entendemos a importância da Educação Física para a formação do repertório motor da criança, com possibilidade de desenvolvimento da cultura corporal do movimento, e
como um espaço “especial” para a realização de gestos corporais e habilidades motoras.


·         Aratatá e suas variações.

Aratatá, aratatá, lig lig lig, lig aratatá
Aratatá, aratatá, lig lig lig, lig aratatá

Auê, auê, lig lig lig, lig aratatá.

A cada Aratatá bater na própria coxa, e lig lig simulando uma coceira na cabeça e no queixo
Variações: no aratatá bater na coxa do colega da direita e lig lig na frente do rosto do amigo da esquerda.


·         Pipoca e suas variações.

Letra: uma pipoca pulando na panela, outra pipoca começa a responder, aí então é um tal de falatório, e ninguém mais consegue entender. Foi um tal de ploc, ploploc ploc ploc ploploc ploc ploc, ploploc ploc pluc.
Pular para a direita e depois para a esquerda; depois dificultar dando um pula a frente, três para trás, três para direita e três para a esquerda.



·         Condução de A e B: turma separada em duplas espalhados pela quadra, determinar quem será a letra “A” e quem será a letra “B”. Quem for letra “A” será o condutor e “B” conduzido. O conduzido ficará de olhos fechados, deixando seu amigo “A” levá-lo por todo espaço na quadra. Será trabalhado confiança no amigo, e respeito por não poder esbarrar nos outros amigos, sentir a condução pelas mãos. Após isso conversar com as duplas mostrando qual foi a maior dificuldade durante a atividade. Variação da atividade – realizar trocando de duplas, e experimentar a mesma situação.




Pique-cola giz

      Um aluno sendo o pegador e os outros os fugitivos. Cada aluno fugitivo com um giz na mão, e quando um pegador colar alguém o mesmo deverá desenhar um círculo no chão e ficar dentro dele, a partir de agora poderá ajudar a colar os outros fugitivos, porém, sem sair do círculo.
      Variação: O aluno que se encontra no círculo, ao encostar em alguém, troca de posição para dar a oportunidade de retornar ao pique.




Pique cola dançante

Um aluno sendo o pegador tentando colar os outros. Quem for colado ficará parado no mesmo lugar simulando a posição de dança em pares. Um aluno terá de se aproximar do colega colado e, formando uma dupla, dançarão um passo de forró que estará sendo tocado durante a atividade.
     Variação:  Mesma formação, sendo que será utilizado outro tipo de som, como por exemplo, La Bamba. Neste caso (La Bamba), o aluno que se aproximar do colega colado deverá dançar junto com o mesmo um passo de Rock.



Folha mágica da fada

     Dar uma folha para cada aluno e brincar que a folha foidada por uma fada e que a folha possui poderes mágicos, trabalhando a criatividade e a imaginação. A partir de algumas palavras mágicas, a folha se transformou em chapéu e todos os alunos colocam o papel na cabeça e passeiam pelo ambiente.

      Variação: A folha poderá se transformar em prancha de surf (colocar no chão e brincar de surfar em cima da folha), pasta do papai (prender a folha entre o braço e tronco abaixo das axilas).

  




João, José e Joana

Trabalhar a sócio motricidade cooperativa e a sócio motricidade de oposição. “João pra direita, José pra esquerda e Joana não pula, tremeu virou”. Dispor a turma em uma única coluna, ou dependendo do espaço, colocar mais colunas. Toda vez que o professor gritar a palavra João, todos deverão dar um pulinho para a direita; e toda vez que o professor falar a palavra José, todos deverão dar um pulinho para esquerda; porém, se disser a palavra Joana, ninguém pula. Esta atividade se torna interessante devido à proximidade gramatical das três palavras; e toda vez que alguém errar a direção do pulo, virar e ficar na posição contrária de toda coluna, trabalhando justamente a lateralidade inversa. Errando novamente, volta a ficar na posição da coluna original.




É isso aí galera, amanhã estaremos postando mais atividades recreativas, e uma dica mto legal sobre a entrega de diplominhas para as crianças na escola... aguardem!!!
Abraços Recreativos, Marcus Vinícius e José Ricardo.

sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Sejam todos bem vindos!!!

Este Blog foi criado no intuito de auxiliar professores de educação física e educadores de forma geral, postando atividades recerativas, cursos e palestras e dicas para aulas de educação física escolar.

Abraços,
Marcus e Zé